Como avaliar a Lupo
Ao ler esta seção do website, sugerimos que tenha em mãos a planilha dinâmica, onde apresentamos o histórico de resultados da Companhia
Modelo de Negócios
A LUPO é uma companhia brasileira que produz e comercializa produtos têxteis, principalmente roupas esportivas, beachwear, roupas íntimas, pijamas e meias, com as marcas Lupo, Lupo Sport, Scala e Trifil.
O modelo de negócios da LUPO é essencialmente B2B (business-to-business), onde a Companhia desenvolve e produz peças de vestuário e as vende para varejistas em todo o País. Seus produtos e coleções estão presentes em mais de 35 mil pontos de venda, incluindo: franqueados e lojas exclusivas – hoje 100% de terceiros, já que a Companhia não tem lojas próprias; lojas de varejo multimarcas; e lojas de departamento. A Companhia também vende peças através de e-commerce próprio – neste caso, com apoio logístico da rede de parceiros franqueados; vende diretamente para lojas multimarcas no exterior; e vende produtos private label (produção para outras marcas de roupa).
A Companhia tem hoje 3 grandes unidades fabris – localizadas em Araraquara/SP, Itabuna/BA e Pacatuba/CE, e que funcionam também como centros de distribuição e estoque – e mais de 9000 colaboradores. Pontualmente, a Companhia pode usar a capacidade produtiva e galpões logísticos de terceiros, para adequar-se às variações de demanda, custo e estoque. A logística de transporte das matérias-primas e produtos finais é totalmente terceirizada. O nível de estoque de produtos acabados é mantido baixo, pois os produtos e coleções têm ciclo de vida curto; já o nível de estoque de matérias primas pode aumentar em função do preço e condições de compra, variação cambial em determinados casos, e do espaço físico e do planejamento e controle de produção em cada unidade fabril.
Regra geral, a Companhia objetiva lançar diversas coleções de produtos no ano, seguindo as tendências globais de moda e sustentabilidade, novas demandas dos usuários finais e respeitando as temporadas de inverno e verão no Brasil. A política de preços é associada principalmente ao custo de produção, ao poder de compra dos consumidores finais e à dinâmica de preços praticada pela concorrência.
A Companhia investe regularmente em inovação, não só no design de peças de vestuário, mas também no desenvolvimento de novos fios e matérias primas. Investe também no aprimoramento de processos, em novas máquinas e tecnologias para as linhas de produção e em sistemas para otimização de vendas.
A administração da Companhia é feita de modo bastante profissional. O objetivo é cumprir a visão e entregar o planejamento definido pelos acionistas, o que inclui a ética no trabalho, sem concessões; o crescimento e sustentabilidade da Companhia no longo prazo; a gestão conservadora e previsível do caixa; e o profundo respeito à parceria estabelecida com colaboradores, franqueados e comunidade local.
O grupo Lupo tem mais de 100 anos de operação e sede em Araraquara/SP. O grupo é composto pelas empresas Lupo S.A., Scalina Ltda., Lupo Nordeste Ltda. e Scala Comércio de Roupas e Acessórios Ltda., todas administradas como uma única unidade de negócios com um único segmento operacional, definido como têxtil.
CPV - Custo dos Produtos Vendidos
Os principais itens do CPV na Demonstração de Resultados da Lupo são (i) matéria prima e materiais de uso e consumo; (ii) pessoal de fábrica; (iii) energia elétrica e (iv) depreciação e amortização. Outros itens do CPV incluem: o aluguel do ativo imobiliário das fábricas de Araraquara/SP e Pacatuba/CE; eventual serviço de confecção por terceiros; e eventual locação de espaço e serviços em galpões logísticos.
As matérias primas utilizadas normalmente são fios e fibras (poliamida, poliéster, elastano recoberto, algodão), malhas, anilinas e químicos para tinturaria, além de aviamentos e acessórios. Os materiais de uso e consumo normalmente são insumos para as máquinas, como agulhas, lubrificantes e peças.
Cerca de 30% das matérias primas – na média dos últimos 3 anos – são de produtos e insumos importados. A Companhia adota uma política de hedge accounting para mitigar o risco de variação cambial. Para informações sobre esta política, ver a seção ‘Receitas e Despesas Financeiras’ abaixo, e o item 5.2,(b)(iii) do Formulário de Referência da Companhia.
Despesas SG&A - Vendas e Administrativas
Os principais itens do SG&A na Demonstração de Resultados da Lupo são (i) pessoal comercial e administrativo; (ii) comissões sobre vendas; (iii) fretes; (iv) prestadores de serviço; e (v) propaganda e marketing. Outros itens do SG&A incluem: materiais de consumo; direitos autorais; e depreciação e amortização.
Fluxo de Caixa
Historicamente, os prazos médios de recebimento e nível de inadimplência na Companhia são baixos e controlados: nos nove primeiros meses de 2022, o prazo médio de recebimento estava em 90 dias e a provisão PDD (por atrasos no recebimento) equivalia a pouco mais de 2% das receitas.
O prazo médio de pagamento a fornecedores tem ficado em aproximadamente 30 dias – o que a administração considera saudável e adequado em relação às boas práticas na gestão de capital de giro.
Os investimentos realizados nos últimos 3 anos foram voltados essencialmente à aquisição de ativos físicos, ligados ao crescimento da capacidade operacional da Companhia. A Companhia adquiriu novas máquinas sem costura e máquinas socks; tratou da renovação tecnológica do parque fabril; e comprou as máquinas e equipamentos da sua nova fábrica, localizada em Pacatuba/CE.
Política de Dividendos
A política de dividendos da Lupo é a de pagar o mínimo obrigatório, de 25% do lucro líquido ajustado, apurado nas demonstrações financeiras não consolidadas, e na forma da Lei das Sociedades por Ações e do Estatuto Social. A declaração anual de dividendos, incluindo eventual pagamento de dividendos além do mínimo obrigatório, exige aprovação em Assembleia Geral Ordinária por maioria de votos de acionistas titulares das ações e irá depender de diversos fatores. Dentre esses fatores estão os resultados operacionais, condição financeira, necessidades de caixa e perspectivas futuras da Companhia, dentre outros fatores que o conselho de administração e acionistas da Lupo julguem relevantes.
Plano de Negócios
A Companhia optou por não divulgar projeções ou estimativas, de qualquer natureza, relacionadas às suas atividades e de suas controladas, nos termos do previsto no artigo 20 da Instrução CVM 480 (guidance).
O plano de negócios da Companhia considera focar os investimentos principalmente em (i) expansão e aumento da participação dos produtos esportivos no mix do faturamento; (ii) pesquisa e desenvolvimento de novos produtos; (iii) aquisição de novos negócios; (iv) tecnologia e logística junto à rede de lojas; e (v) em sustentabilidade ambiental.
Receitas e Despesas Financeiras
A Companhia tem mantido uma posição financeira confortável nos últimos anos, mostrando caixa líquido (ao invés de endividamento líquido).
A gestão de caixa é responsável, conservadora e previsível, privilegiando a proteção e pronta disponibilidade dos valores. Ao longo dos 9 primeiros meses de 2022, a Companhia contabilizou rendimentos de aplicação financeira entre 100% a 108% da taxa CDI.
As despesas financeiras da Companhia são bem controladas e, historicamente, geram pouco impacto nos resultados. Ao final de Setembro de 2022, a Companhia mantinha apenas duas dívidas de capital de giro, ambas denominadas em dólares e com juros pós-fixado, equivalentes a 65% e 70% da taxa CDI.
A Companhia realiza hedge accounting entre suas receitas e despesas denominadas em dólar. Busca alinhar valores e datas de recebimentos por mercadorias exportadas, com pagamentos a fornecedores e credores no exterior, para gerar um hedge cambial. As oscilações em outras moedas estrangeiras estão relacionadas basicamente a aquisições de máquinas, equipamentos e peças, cuja variação cambial irá compor o seu custo de aquisição.
Receita Operacional
A receita bruta da Companhia vem, essencialmente, da venda de itens de vestuário de moda esportiva, moda íntima, meias e acessórios. Menos de 2% da receita – na média dos últimos 3 anos – vem de outras fontes, como a venda de produção private label, venda de excesso de matérias-primas e aluguel de imóveis. Praticamente todas as vendas ocorrem no Brasil e em Reais: pouco mais de 1% das vendas – na média dos últimos 3 anos – é para varejistas multimarcas no exterior, com recebimento em moeda estrangeira.
A Companhia reconhece contabilmente a receita quando a mercadoria é entregue ao cliente: não trabalha com vendas por consignação, nem programas de fidelidade ou equivalentes. Referente à sazonalidade, normalmente registra receita maior nos meses de maio, por ocasião do Dia das Mães, e outubro e novembro, por conta da demanda relacionada ao Black Friday e Natal.
Os descontos sobre a receita bruta são de tributos (em conjunto, média aproximada a 16,5% nos últimos 3 anos) e devoluções, abatimentos e descontos (em conjunto, média aproximada a 2,5% nos últimos 3 anos). Os tributos são Pis (alíquota de 1,65%), Cofins (alíquota de 7,60%), ICMS (alíquota varia de 2% a 19%) e CPRB (alíquota de 2,5%). A Companhia se beneficia de incentivos fiscais ligados ao ICMS, nos Estados de São Paulo, Bahia e Ceará.
A administração da Companhia prefere analisar a receita líquida sob dois critérios: (i) canais de venda: varejo multimarcas, franquias, lojas de departamento e e-commerce próprio; e (ii) marcas: Lupo, TriFil, LupoSport e Scala. É neste formato que costuma divulgar os resultados operacionais e financeiros a cada trimestre. Cabe destacar que, até dezembro de 2021, as vendas nas plataformas de e-commerce não eram consolidadas no grupo Lupo, pois esta operação era feita por partes relacionadas.